Google informa telefone de centro de prevenção em buscas ligadas a suicídio nos EUA

Os resultados das buscas do Google são baseados em um complexo algoritmo que leva em conta os termos usados pelos internautas e a relevância de cada site relacionado a esses termos. Mas pela segunda vez o Google deixou de lado sua precisão matemática baseada nos desejos dos usuários por questões ligadas a saúde pública.

Desde a semana passada, buscas feitas nos EUA para expressões como “ways to commit suicide” (formas de cometer suicídio), “suicidal thoughts” (pensamentos suicidas) e “i want to die” (eu quero morrer) trazem como resposta um ícone de telefone vermelho com o número da National Suicide Prevention Lifeline (Linha nacional de prevenção de suicídios) antes dos resultados normais.

Roni Zeiger, estrategista de assuntos de saúde do Google, disse ao New York Times que essa é apenas a segunda vez em que a empresa manipulou resultados em temas polêmicos. O Google também informa o telefone da agência nacional de controle de venenos para buscas como “poison emergency” (emergência com venenos).

Para responder dúvidas menos lúgubres, o gigante da internet também vem oferecendo respostas objetivas destacadas antes dos resultados das buscas. Conversão de moedas , operações matemáticas e previsão do tempo são alguns exemplos.

Fonte: O Globo, 5 abr 2010

Deixe uma resposta