Boletim Ministerial - Prados - Jul 25
- José Prado
- 12 de jul.
- 5 min de leitura
Atualizado: 24 de nov.

Esse é nosso primeiro inverno em Curitiba... o mais intenso na cidade nos últimos 20 anos. Até os nativos estão estranhando, imagine nós. Estamos aprendendo várias coisas a fim de lidar com nossa nova realidade, e não se resume ao clima. Vir pra cá, abrindo uma nova base de acolhimento para refugiados na capital brasileira que mais recebe imigrantes (per capita), foi um ato estratégico e de obediência em nossa jornada missionária. Já sabíamos que isso iria implicar novas e profundas adaptações, nem sempre fáceis. Mas, como disse Paulo, "Fiz-me tudo para com todos, a fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, para ser também participante dele." (1Cor9).
Voltando ao inverno e as lições que temos aprendido... O paralelo com nossa vida é didático. Nem sempre é verão e primavera. Outonos e invernos têm seu tempo e contribuem, mais do que imaginamos, para nosso crescimento (emocional e espiritual). Na natureza, uma vez que têm menos luz solar, no inverno várias árvores "intencionalmente", perdem suas folhas, para economizar energia e evitar a perda dágua. É uma estratégia de sobrevivência, direcionando sua força para aprofundar as raízes, alcançando novas fomtes de água e nutrientes, para quando a primavera chegar, "explodirem" vívida e coloridamenmte, em novas folhas, flores e frutos. Não é fantástico isso? Nossa atitude têm sido em "aproveitar" esse inverno para reconhecer e abrir mão do que não é essencial (nesse momento), aprofundando nossas raízes no Eterno e nas suas verdades, a fim de darmos novas folhas, flores e frutos espirituais, na próxima estação. Oramos que seja assim na sua vida também.
OPERAÇÃO INVERNO - Outra lição. O inverno pode produzir lindas paisagens, mas é cruel para os migrantes vulneráveis, especialmente os recém chegados, vindos de países quentes. Eles não têm roupas apropriadas, nem cobertores, nem alimentos, nem moradia. Nesse sentido, apelamos a vocês, nos ajudem a minimizar os impactos terríveis do frio para essas famílias. Contribua, reparta, aqueça. Mantas que seriam normais em outras cidades (custo de 50 reais), não resolvem aqui. E cobertores um pouco mais grossos, são bem mais caros (entre 150 e 200 reais). A maioria das famílias que atendemos precisam de 3 ou até 4 coberotores cada. Leve isso em conta na hora de doar. ORE para que tenhamos condiçoes de aquecer a várias famílias nesse inverno. Temos mais de 70 famílias cadastradas. No mês passado zeramos nossas contas e conseguimos comprar 40 cobertores... várias famílias ficaram sem ser atendidas. Queremos e precisamos fazer mais. Vem com gente?
SÍRIA - Você deve ter visto sobre o atentado a bomba contra uma igreja nos arredores de Dascasco, Síria, no mês passado. Vinte e cinco mortos e dezenas de feridos. Uma de nossas famílias (que estamos atnedendo), tinha perentes no culto. Sobreviveram, mas ficaram profundamente abalados (fotos). Infelizmente, esse foi o mais dramático, mas não o único, na nova onda de perseguição direcionada às minorias étnico-religiosas da Síria (cristãos, alauítas e drusos), desde que o atual governo assumiu em Nov 24. Muitos outras violências têm sido cometidas sistematicamente pelos terroristas, sem repercussão na mídia, mas que são da mesma maneira cruéis e mortais. Nossas famílias lá nos relatam situações gravíssimas. Temos trabalhado incansavelmente nos últimos meses para ajudar muitas famílias a aplicarem para o visto humanitário brasileiro. O processo, contudo, é tão lento e tão exigente, que muitos perdem a esperança. Se entregam à depressão, a inação, paralisia...
ORE conosco para que os processos sejam ágeis e positivos. Que essas famílias perseguidas tenham a oportunidade de um novo começo, de um lugar de paz, de segurança! Que não percam a fé, a esperança, as forças... Temos mantido um serviço de assistência e conforto, em árabe, quase que 24h por dia. Nossa "pessoa-contato" está exausta. ORE por renovo de forças. Depois de muito buscar, conseguimos um canal seguro e com baixo custo para envio de recursos pra dentro do país! Além disso, temos uma pessoa de confiança lá que fará a distribuição. Agora, podemos TAMBÉM socorrer essas famílias antes de chegarem ao Brasil. Voce pode participar! As necessidades são muitas, desde abrigos (esconderijos), alimentação, gás de cozinha, água potável, medicamentos.... ORE por isso, e contribua! (chave pix sos@abuna.org.br)

CARRO - Tivemos uma desagradável surpresa com nosso carro (modelo 2010). Voltando de uma viagem, mesmo tendo conferido água e óleo após uma parada para abastecimento, sem dar nenhum tipo de aviso, superaqueceu e fundiu o motor. Ficamos tão frustrados... O conserto está muito acima de nossas possibilidades (16 mil reais). Ele é uma ferramenta essencial no nosso trabalho de apoio às famílias. ORE pela provisão do Senhor!
CELEBRE conosco:
Esse ano estamos comemorando 40 anos de ministério do MILAD, grupo musical que fundamos em 1985 junto com outros músicos, e que foi nosso primeiro ministério. No mês passado, à convite de um pessoal de Anápolis-GO (@prosaecanto), pudemos reencontrar esses queridos, compartilhar nossas histórias e ministrar juntos novamente. Muita gratidão! São amigos muito queridos e especiais companheiros de missão!

Assinamos um convênio com a UNESP (Universidade Estadual Paulista), e através dele poderemos oferecer, à princípio no Campus de Marília-SP, oportunidades práticas de extensão, especialmente para alunos de Relações Internacionais e Ciências Sociais. Uma ENORME porta para recebermos novos voluntários e contribuirmos em sua formação, compartilhando nossos valores e forma de agir. No mês passado participei de um fórum na Universidade, onde compartilhei as ações do ABUNA e anunciamos o convênio aos alunos. Foi um tempo muito especial! Deus nos visitou tremendamente! Obrigado por ter orado!
Temos sido capazes de oferecer apoio administrativo, educacional, emocional e espiritual a mais de 50 famílias sírias de minorias étnicas perseguidas. Somente em aulas de português e cultura brasileira, são mais de 90 pessoas envolvidas semanalmente!
Sustentamos integralmente, diretamente, a 7 famílias de refugiados (34 pessoas), afegãs, sírias e venezuelanas, em Maringá, Marília, Curitiba. Breve serão emancipados e novos serão acolhidos. Além disso, apoiamos mensalmente a 20 famílias (mais de 100 pessoas) de cristãos paquistaneses perseguidos na Tailândia, e também um programa no maior campo de refugiados do mundo em Bangladesh.
Com a graça de Deus, nossos projetos estão testemunhando do amor de Jesus entre 6 grupos étnicos não alcançados pelo Evangelho, com menos de 1% de cristãos. Que privilégio... que responsabilidade! Percebe a dimensão da batalha espiritual em que estamos envolvidos?
Louve ao Senhor pela incansável equipe de 17 pessoas (mais 12 familiares), de 7 nacionalidades, servindo em 3 países. Eles são nossa alegria e encorajamento!
Nada disso poderia estar sendo feito, sem seu apoio e oração. Você é parte fundamental disso. Somos muito gratos.
Em Cristo, com carinho e orações,
José & Val Prado
Testemunhando Jesus através de atos de amor e hospitalidade a refugiados e minorias étnicas não alcançadas.
Sustento pessoal: chave PIX cel 11.9.8288-9171
ABUNA Fundo Geral - chave PIX email admin@abuna.org.br





















Comentários