Boletim Ministerial - Prados - Jun26
- José Prado
- 1 de jun.
- 6 min de leitura
Graça e paz, queridos!

"Nascemos e fomos criados em nosso país. Temos um conhecimento profundo da religião de lá e de como somos tratados. Agora que estamos aqui, estamos observando como vocês praticam a fé em Jesus e como nos tratam. A diferença é impossível de não notar."
TESTEMUNHOS - Esta frase espontânea, dita por um dos nossos acolhidos sírios da minoria muçulmana Alauíta - perseguida e "ainda não alcançada" -, após dois meses convivendo conosco, reflete bem o processo silencioso, mas eficaz, do Espírito Santo na vida de nossos hóspedes. Nosso ministério se baseia em três premissas. (1) Toda vida humana é sagrada, pois foi criada à imagem de D'us e, por isso, deve ser socorrida e protegida quando ameaçada. (2) Todo ser humano é alvo do amor redentor de Cristo na cruz, e a coisa mais preciosa e significativa da vida é reconhecer e conhecer profundamente esse amor. (3) Se um irmão em Cristo sofre ou é perseguido, eu sofro e sou o responsável primário por sua defesa e proteção. Fazemos o que fazemos porque ainda existem muitas pessoas perseguidas, sejam cristãos ou de minorias étnicas sem acesso ao Evangelho.
"Meu filho tem um ano e meio. Esta é a primeira vez que ele vê uma árvore. Ele, junto com minha esposa, minha mãe, irmãs e sobrinhas, passaram mais de um ano escondidos, confinados em um apartamento, temendo por suas vidas. Você não consegue imaginar a nossa felicidade por estarmos aqui no Brasil!"

Já passava das 20h na quarta-feira passada. Estava frio, cerca de 12 graus, e uma leve neblina cobria nossas casas. Recebi uma mensagem que dizia: "Precisamos ir para a emergência do hospital. Minha esposa está com muitas dores e o bebê parou de se mexer. Você pode nos levar?"
Após passar pela triagem, receber medicação e esperar por cerca de três horas, por volta da meia-noite, fomos encaminhados à maternidade (num outro hospital) para realizar exames específicos. Nova triagem, nova espera... eu ajudo como intérprete. O saguão estava lotado e um vento gelado entrava. Sem poder fazer mais nada, decido esperar no carro. Mais de uma hora depois acordo assustado com uma batida forte no vidro. "O bebê parece estar bem, mas o ultrassom será apenas amanhã de manhã. Precisamos voltar." Foi só depois do almoço que o resultado finalmente saiu. O bebê estava vivo, mas fraco, devido à infecção da mãe e à falta de ferro. Compramos os remédios prescritos. Durante o dia, Val e eu recebemos várias demonstrações de gratidão pelo auxílio prestado. Agora, a mãe e o bebê estão bem, aguardando o parto para meados de agosto.
VOCÊ É PARTE! O que queremos expressar ao compartilhar esses breves relatos é nossa clara compreensão de que, sem seu apoio e orações, nada disso seria possível. Em outras palavras, quando realizamos algo, você está envolvido, mesmo não estando fisicamente presente. Além disso, enfatizamos que esta é a maneira específica pela qual compartilhamos o amor de Jesus com os "estrangeiros" rejeitados e negligenciados pela sociedade. Somos canais; a fonte é o Cristo Vivo, que derramou seu Espírito em nossos corações. Que todos os que acolhemos não apenas vejam e testemunhem esse amor, mas também sejam transformados por Ele. Aleluia!
Amar tem seu custo, sem dúvida, de várias maneiras. Estamos com sete unidades familiares em nossas três casas de acolhimento, além de outras cinco que, mesmo não estando sob nosso teto, recebem nosso cuidado. São mais de 30 pessoas, incluindo um casal de idosos que necessita de atenção médica contínua, duas grávidas, um bebê de um ano e meio e oito adolescentes. Alimentação, medicamentos e deslocamentos são desafios críticos, sem mencionar os custos de moradia, água, luz e internet. Vamos ao supermercado e hortifruti cerca de três vezes por semana. Compramos caixas de leite, sacos de batata de 25kg, muita farinha, arroz, carne... Normalmente, eles mesmos fazem o pão. No entanto, às vezes precisamos correr para a padaria, onde compramos "por quilo"... são 50 pães por refeição.
O Senhor tem cuidado de nós... Recebemos ofertas adicionais em abril e maio que nos permitiram atender a todas as necessidades. Até conseguimos organizar um almoço sírio especial! Agradecemos de coração! No entanto, assim como o Senhor ensinou seu povo no deserto, o maná de ontem não sustenta o dia de hoje. Precisamos de uma nova provisão. Sabemos que ela virá, mas ainda não sabemos quem Ele usará... Portanto, ore conosco e, quem sabe, seja a resposta de D'us para essas famílias, fazendo uma doação especial (ou encaminhando esta carta para seus amigos), para que possamos cobrir os custos do sustento das famílias em junho e julho.
MARÍLIA - Nossa base em Marília - SP está em plena atividade. Tivemos a oportunidade de apresentar palestras para os alunos de Relações Internacionais, Pedagogia, Filosofia e Ciências Sociais na UNESP. Foi um momento especial, com o auditório lotado (algo raro nesses eventos) e um animado período de perguntas ao final. Duas famílias de nossos refugiados sírios compartilharam sobre a realidade de perseguição em seu país e a importância do acolhimento especializado do Abuna. Ao final, oferecemos aos alunos a chance de se candidatarem como voluntários, e recebemos mais de 70 inscrições! Em outra frente, realizamos reuniões de alinhamento com as responsáveis pela secretaria de assistência social da cidade. Nossa professora de português foi convidada a gravar aulas que estarão no site oficial da cidade, disponíveis para os migrantes. Nossos acolhidos têm frequentado os cultos e participado das células de adolescentes... Ore por esses relacionamentos.
Enquanto estava em Marília, também me encontrei com amigos-irmãos-parceiros do Abuna para discutir e planejar ações que manifestem o Reino entre os pequeninos. Nas fotos, o querido Gerhard, da Fazenda Suissa22, e o querido pastor e professor Jarbas, meu companheiro de missão desde 1996.
PASTOREIO E DISCIPULADO - Ao mencionar os companheiros de missão de longa data, tive a alegria de participar do culto de jubilação do amigo e parceiro, pastor Marcos Calixto, que por trinta anos tem sido "um companheiro de jugo", como Paulo menciona aos Filipenses (4.3). Calixto completou 48 anos de dedicação pastoral, e junto com sua esposa Silvana, em uma noite inesquecível, nos relembraram de experiências que testemunharam a graça do Senhor. No final, senti-me honrado ao ser convidado para fazer a oração de gratidão, rogando também ao Senhor por saúde plena e direção nesta nova fase.

Uma parte do nosso ministério inclui o aconselhamento e o discipulado de migrantes, visando desenvolver uma liderança madura e espiritualmente saudável. Na foto ao lado, estão Fuad e Mayyar, dois cristãos sírios, que chegaram aqui como refugiados, que amam ao Senhor e desejam servir ao seu povo, enquanto lidam com os enormes desafios de se manterem financeiramente e cuidarem da família. Ore por eles!
EQUIPE - Temos orado para que mais pessoas possam compartilhar as tarefas conosco. Atualmente, contamos com 6 pessoas em tempo integral e alguns dedicados voluntários. Precisamos de mais... Essa falta nos leva a assumir tarefas que outros poderiam realizar, mas na ausência deles, acabamos assumindo (Val nem aparece nas fotos! rsrsrrs). Continuem orando para que o Senhor nos envie mais "trabalhadores para sua seara".
RUMO AO CENTRO - Na nossa carta anterior, pedimos que você orasse conosco por um local em Curitiba que pudesse servir como nossa base. O Senhor foi generoso e, apesar de diversos obstáculos, no dia 5 de maio recebemos as chaves de um prédio de dois andares, com aproximadamente 500m² de área! Ele será chamado de "Espaço Abuna" e oferece uma variedade de soluções, pois está situado no centro de Curitiba e permitirá que tenhamos, no mesmo local, hospedagem para os acolhidos, base operacional com salas de aula, administração, artesanato, cozinha e refeitório, além de nossa residência, como família.
Como se trata de um antigo edifício comercial, precisaremos realizar uma pequena reforma para incluir banheiros com chuveiros (atualmente há apenas lavabos) e uma cozinha. Mesmo realizando apenas o essencial, o custo dessa reforma foi estimado em 57 mil reais, sendo que nós mesmos cuidaremos da nova pintura. Deste valor, já recebemos doações que totalizam 48 mil reais, faltando 9 mil. Em relação aos custos mensais de operação deste novo espaço (aproximadamente 16 mil), já conseguimos levantar 12 mil, restando 4 mil por mês.
Resumo do desafio do novo Espaço Abuna:
Reforma: 9 mil
Operação: 4 mil/mês
Diante de tudo isso, somos gratos ao Pai por nos permitir assumir este local, proporcionando-nos pessoas e igrejas parceiras que nos incentivam a dar novos passos de fé. O objetivo é começar a operar no Espaço até o fim de julho. Celebre conosco! Se possível, participe e convide outros a se juntarem a nós.
Reconhecemos que, muitas vezes, somos tomados por pensamentos que nos questionam... "Por que vocês se envolvem nessa nova empreitada nesta fase da vida? Não seria melhor desacelerar? se proteger? se resguardar?" Contudo, mesmo cientes de nossa idade (62) e de que nossas forças físicas já não são as mesmas, não conseguimos ignorar o chamado do Senhor para continuarmos a missão que Ele nos confiou. Ainda há pessoas, de povos antes distantes, que nos procuram e podem ser alvo de nosso amor e testemunho. Enquanto tivermos um pouco de força e recursos, seguiremos em frente. E convidamos você a seguir conosco. Com gratidão,

NEle, pelos pequeninos,
José e Valdívia Prado
Curitiba, 1 junho 26
Sustento pessoal: chave PIX cel 11.9.8288-9171
ABUNA Fundo Geral - chave PIX email admin@abuna.org.br





















































Comentários