Paraíba

Estado PB com rios

A Paraíba é um dos 9 Estados da região Nordeste. Limita-se ao Norte com o Rio Grande do Norte, ao Sul com Pernambuco, a Oeste com o Ceará e a Leste com o Oceano Atlântico.

Com uma área de 56.439,8 km², é considerada um Estado pequeno dentro dos padrões brasileiros. Mesmo assim, a Paraíba é maior do que o RJ, ES, AL, RN e SE. Privilegiada por sua estratégica posição geográfica, num raio de até 700 km partindo de sua capital, é possível alcançar os maiores centros populacionais do Nordeste, como Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Campina Grande, Mossoró, Caruaru, etc.

Sua história e cultura são forjadas pela miscigenação dos indígenas (Potiguaras e Tabajaras), negros africanos e colonizadores Europeus (Portugueses, Franceses e Holandeses).

Esta mistura étnica, somada à energia necessária ao desbravamento de seu árido território, deu origem a um povo forte, perseverante, mas ao mesmo tempo amável e hospitaleiro. Quem conhece seus rincões é levado a concordar com Euclides da Cunha quando diz: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”.

Da herança indígena ficou, entre muitas outras coisas, o próprio nome do Estado (Rio ruim, ou rio imprestável…), bem como de outras cidades:

  • Itaporanga: Pedra Bonita
  • Gurinhém: Rio de Peixe Saboroso
  • Caaporã: Boca da Mata
  • Itabaiana: Pedra que dança
  • Araruna: Arara Preta

População 2005 (projeção): 3.587.971 hab.

TCA pop 1991-2000 (Taxa de Crescimento Anual da população): 0,82%. É interessante notar que esta taxa além de ser menor que a média nacional (1,63%), é também a menor dos Estados Brasileiros.

A Paraíba tem 223 municípios, divididos em 4 mesoregiões (Mata Paraibana, Agreste, Borborema e Sertão) e 23 microregiões. Destes:

  • 76 municípios têm menos que 5 mil habitantes
  • 68 têm entre 5 a 10 mil hab.
  • 58 têm entre 10 e 25 mil hab.
  • 12 têm entre 25 e 50 mil hab.
  • 6 têm entre 50 e 100 mil hab.
  • 2 têm entre 100 e 500 mil habitantes (Campina Grande e Santa Rita)
  • Somente a capital, João Pessoa, tem mais que 500 mil habitantes

Principais Cidades: João Pessoa (capital), Campina Grande, Patos, Sousa, Santa Rita, Cajazeiras e Cabedelo.

8 ideias sobre “Paraíba

  1. Lenicepequeno

    sou filha de neta de india,que foi pega na mata de campina grande.minha mae conta que meu bisa pegou a cabocla pelada cabelos longos pretinho domou e casou.gostaria muito de saber quais tribos era na quela epoca há 100 anos atraz.meu nome é lenice

  2. Ademario Ribeiro

    Parabéns pelo blog por sua utilidade voltadas ao conhecimento do “lugar”, seu povo, sua história. Sou baiano, devo estar em Umbuzeiro para atividades junto aos professores de lá e vou indicar esse espaço digital para aquele(a)s que não o conheçam.

    Boa sorte!

    Ademario Ribeiro (ademarioar.blogspot.com).

  3. JOSIAS PENAFORTE

    Graça e Paz!
    Reflexão do Pra pensar: As folhas das árvores servem para nos ensinar a cair sem alardes ~ Manoel de Barros.
    É triste mais as maiores quedas de Homens e Mulheres, servos do Senhor, se deram ao som de bandas e fanfarras. Alguns foram alvejados por inveja e ao caírem, caíram atirando, de tal modo que o alarido da última situação, o em queda, é pior do que a gritaria-“caiu”- da turba expectante. Outros caíram pelo poder maligno da língua, cujo efeito é semelhante ao ribombar dos trovões nas serras. Entretanto, a gritaria maior está na turba que agora grita: “Não deixa que ele se levante”. Mas o cair com ou sem estardalhaços-é coisa dos homens, porém o exaltar no devido tempo: É coisa de Deus.

  4. Ariano Diniz Soares

    Eu sou paraibano, mas atualmente estou morando em Jacutinga Minas Gerais; sou seminarista no Instituto Bíblico Peniel da Missão Novas Tribos do Brasil e pretendo ao formar-me voltar à Paraiba e trabalhar na evangelização do meu povo.

  5. Maurício Servo do Altíssimo

    Quando se fala em missões, a igreja tem, na maioria das vezes a idéia de desbravar horizontes desconhecidos, além fronteiras, todavia devemos nos espelhar nas palavras do nosso Senhor e Redentor, registradas em At.1.8b
    “…e sereis minhas testenhumas tanto em Jerusalem como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.”

    Já recebemos o PODER, marchemos tomemos posse do Nordeste anexando-o ao REINO DOS CÉUS.

  6. joseth

    as vezes acho que estamos mais preocupados em evangelizar outros paise do que o nosso tao amado Brasil, queremos fazer missoes transcultural, enquanto o nosso povo padece, nao sou contra missoes transcultural, mas vamos nos preocupar mais um pouquinho com o nosso nordeste. oremos por esse povo tao carente de Jesus.

Deixe uma resposta