Irã persegue cristãos em retaliação às sanções do Ocidente ao seu programa nuclear

Igreja sofre com onda de perseguição no Irã. Autoridades iranianas estão promovendo uma onda de perseguição aos cristãos em todo o país, prendendo indiscriminadamente líderes e membros comuns – incluindo uma mulher de 78 anos de idade.

Desde o Natal de 2011, agentes de segurança realizam incursões nas igrejas em Ahwaz, Shiraz, Esfahan, Teerã e Kermanshah. Algumas igrejas oficialmente registradas têm sido alvo também. Cristãos têm sido presos em suas casas e locais de trabalho.

Em uma incursão na cidade de Esfahan, uma senhora de 78 anos de idade, Giti Hakimpour, foi presa em sua casa em às 6h da manhã no dia 22 de Fevereiro de 2012. Giti, que havia recentemente passado por uma cirurgia de substituição do joelho, não estava em boas condições de saúde; seu médico advertiu que ela precisava de cuidados especiais e não deveria ser submetida ao estresse. Após persistentes esforços de líderes da igreja, Giti foi solta em 25 de Fevereiro.

Hekmat Salimi, pastor de uma igreja na mesma cidade, foi preso no mesmo dia que Giti. Sua casa foi saqueada pelos agentes de segurança, que apreenderam o seu computador, livros e outros pertences.

Em outros lugares, como em Kermanshah, uma província à 526 quilômetros a oeste de Teerã, um cristão convertido do islamismo, Masoud Delijani, foi sentenciado à três anos de prisão. Ele foi acusado de ser cristão, de manter reuniões ilegais da igreja em sua casa, de evangelizar muçulmanos e de promover ações contra a segurança nacional. Masoud, um professor, não teve oportunidade de se defender em tribunal. Após sua prisão, em março de 2011, Masoud foi mantido sob custódia, principalmente em confinamento solitário, por 114 dias, durante o qual ele foi submetido a ‘pressão física e mental grave’ antes de ser libertado temporariamente após o pagamento de uma fiança no valor equivalente a US$ 100 mil.

Em algumas destas incursões, congregações inteiras foram levadas presas. Em 21 de Fevereiro 2012, agentes de segurança invadiram uma igreja doméstica em Kermanshah e prendeu todos os 13 cristãos que estavam reunidos em adoração. Segundo as últimas informações, três ainda permanecem sob custódia.

Pressão Internacional

Esta última onda de prisões ocorre no mesmo momento em que o Irã recebe forte pressão internacional sobre o seu programa nuclear. Como o país está em rota de colisão com o Ocidente, as autoridades iranianas intensificam sua campanha contra os cristãos, acusando-os de terem aliança com as potências ocidentais por causa de sua fé.

Apesar dos implacáveis esforços das autoridades iranianas ​​para deter a proclamação do Evangelho na República Islâmica, a Igreja continua a crescer rapidamente. Um cristão iraniano afirmou recentemente:

Eu me entristeço pelas autoridades iranianas; elas não percebem que estão indo contra o Espírito Santo.

Ore pelo Irã

  • Louve ao Senhor pelo constante crescimento da igreja iraniana. Ore para que os convertidos do Islã se fortaleçam na fé na medida que sejam confrontados e perseguidos.
  • Interceda por todos os cristãos que estão detidos; que sejam libertados e todas as acusações canceladas.
  • Ore por todos aqueles envolvidos em levar ajuda para os cristãos no Irã. que sejam protegidos e que estas ações não comprometam a segurança de todos.

Matéria baseada em reportagem de www.barnabasfund.org

Deixe uma resposta