Setores Econômicos da Paraíba

No contexto da economia do Brasil e do Nordeste, o Estado da Paraíba agrega um conjunto de fatores e excelentes condições que favorecem as decisões de investimento. Segmentos produtivos instalados e em processo de consolidação:

CALÇADOS

O segmento de calçados e afins é um dos grandes exemplos de investimento no Estado da Paraíba. Cidades como Campina Grande, João Pessoa e Patos, abrigam centenas de médias e pequenas empresas que produzem, com qualidade, produtos que ampliam seu mercado e as fronteiras paraibanas.

O Estado também conta com a instalação de grandes empresas do gênero tais como: São Paulo Alpargatas, Cambuci S/A e, Calçados Camello S/A que, juntas, oferecem ao mercado uma grande quantidade de produtos, todos com qualidade padronizada, exigida tanto no mercado nacional quanto no internacional.

TEXTIL

A produção têxtil ocupa um lugar de destaque dentro do Estado e do Brasil.

Nos distritos insdustriais de João Pessoa e Campina Grande, podemos encontrar empresas de porte, estaduiais e nacionais.

Entre as principais empresas paraibanas, destacamos: Matesa S/A, Ficamp S/A e Brastex S/A, entre outras, que produzem linhas e tecidos sintéticos e de algodão.

Das empresas nacionais, destacamos o Grupo Coterminas, o maior conglomerado de empresas do ramo têxtil na América do Sul e, Norfil S/A, referencia na produção de linhas.

RECURSOS MINERAIS

O solo paraibano é rico e diversificado. Entre as empresas aqui instaladas destacam-se as de cerâmica e revestimento, louças sanitárias e cimento – a Paraíba possui uma das maiores industrias de cimento do Brasil.

A Paraíba é o segundo Estado do Nordeste em relação a produção de pedras ornamentais brutas, sendo ultrapassado apenas pela Bahia.

CAPRINOVINOCULTURA

Fazendo parte da cadeia alimentar do paraibano, o caprino também oferece uma enorme variedade de produtos, tais como: couro, leite e derivados, pele, esterco,lã, etc.

A caprinovinocultura se estende por toda a região semiárida do Estado, expandindo seu mercado e suas possibilidades de criação.

Para apoiar tal segmento, há montada uma infra-estrutura de ciência e tecnologia em estações experimentais, onde são realizados projetos de pesquisa de produção, melhoria na reprodução e saúde dos caprinos.

Encontramos no Estado a criação das seguintes raças:

1. Caprinos: Bôer, Anglo Pubiana, Savanna e Alpina Britânica.
2. Ovinos: Dorper, Dâmara e Santa Inês.

CANA DE AÇÚCAR

A produção de cana de açúcar e aguardente de qualidade está entre as principais alternativas econômicas da Paraíba.

Concentrando-se na Zona da Mata, a produção de açúcar e álcool é intensa, estando presente em algumas áreas do Agreste, Brejo e Sertão – são encontradas mais de 120 micro-empresas de produção de rapadura e cana de açúcar.

ALGODÃO COLORIDO

A Paraíba tem o privilégio de poder cultivar o algodão que já nasce naturalmente colorido, sem qualquer alteração genética, nas cores marrom, verde, creme e, ainda em fase de plantio, vermelha.

Naturalmente colorido e ecológico, o algodão dispensa tinturas e corantes, sem causar prejuízo algum a natureza com qualquer tipo de resíduo.

AQUICULTURA

A aqüicultura uma outra possibilidade de investimento rentável no Estado, possuindo total apoio e incentivo do Governo.

Para o cultivo de algas, camarões e tilápias (peixes), os investidores encontram, no Estado da Paraíba, ótimas condições climáticas, tecnológicas e estruturais para o investimento.

ARTESANATO

O programa de artesanato da Paraíba “A Paraíba em suas mãos” desenvolvido pelo Governo é uma experiência inovadora no que tange a gestão de atividades manuais e sociais.

O programa tem por objetivo inserir o artesanato paraibano no contexto da cadeia produtiva e econômica do Estado e do Brasil. Destaque para trabalhos com os seguintes materiais:

1. Barro
2. Madeira
3. Fibra
4. Linhas (costuras)
5. Pedras e Metais
6. Couro
7. Material Reciclado

Fonte: Cinep